Dicas: Como começar a economizar dinheiro?

5.8.16

É fato que ainda estamos no início de Agosto e que toda aquela promessa de que dessa vez eu vou economizar acontece em todo ano novo, mas e se a gente fizesse diferente de vez em quando? Ajudaria, não?

É fato que início de ano fica "mais fácil" economizar, já que começamos o ano com todo aquele pensamento positivo de que esse ano vai, mas na verdade, economizar dinheiro não é um bicho de 7 cabeças assim, basta se organizar e uma hora acontece. 
O que fazer de início? 
Bem, primeiro comece pensando no que você quer fazer, o que está fazendo você querer economizar dinheiro. É uma viagem? Quer trocar de carro ou de casa? Está pensando em se casar? O primeiro passo é o mais óbvio, pesquise quanto isso vai custar, não sabe exatamente? Tenha pelo menos a média do valor. Pronto, o primeiro passo você já deu, agora que você sabe exatamente o que você quer, fica mais fácil saber como você vai economizar.

Quanto dá pra guardar?
Essa é uma das partes mais difíceis de guardar dinheiro, todo mundo sabe que quanto mais você tem, mais você gasta e deixar de fazer algo para economizar ou assim que pegar seu dinheiro já tirar uma parte para guardar, mas é algo que temos que fazer se a intenção é realmente economizar e guardar dinheiro para nosso objetivo. 
Para isso, anote em um caderno ou faça uma planilha se você é da era hitech todos os seus ganhos, seja seu salário, dinheiro do freelance ou qualquer dinheiro que vai entrar, e também seus gastos fixos, como água, luz, telefone, aluguel.. aquilo que realmente não tem como deixar pra lá. Dessa forma, você terá total controle sobre o seu dinheiro e saberá quanto você pode economizar, dá pra guardar pelo menos 20% do seu salário? Se sim, ótimo, se não, guarde o quanto você conseguir e não desista.

É preciso que haja algumas mudanças, sim!
Não tem como começar a guardar dinheiro sem que algumas regalias sejam eliminadas de seus hábitos, não é? Aquele cinema todo fim de semana, pode muito bem ser em 1 ou 2 fim de semana no mês não é? Além disso, é necessário mesmo comprar pipoca e refrigerante? E caso não abra mão (como eu), que tal dividir com o boy ao invés de comprar uma pipoca pra cada? Compras no shopping são realmente necessárias? Não dá pra ficar pelo menos 1 mês sem comprar roupas? É dificil? SIM! Mas sem mudanças, jamais haverá um dinheiro guardado, não é?
 Abrir uma poupança ou ter um cofre?
Guardar dinheiro em casa nunca é uma boa opção. Afinal, quando o calo aperta, corremos atrás do que está mais acessível não é? E ter um dinheiro guardado no fundo da gaveta, de fato, é tentador demais! Isso quer dizer então que a melhor saída é realmente abrir uma poupança? Não! Não foi isso que eu disse, eu disse que ter um dinheiro guardado no fundo da gaveta é bem tentador, mas e que tal um cofre? Sim, afinal, você coloca o dinheiro lá e só pode pegar se quebrar o cofre, ok, não é mais assim, mas a vontade de pegar o dinheiro é muito menor, e abra também uma poupança, dessa forma, você terá dois lugares para guardar dinheiro.

Espero ter ajudado pelo menos um pouco! <3 

Talvez você possa gostar...

0 comentários

Obrigada pelo seu comentário, deixe seu blog em seu comentário para eu retribuir a visita! ;)